Livro “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”

A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de convidá-lo a participar do lançamento do Livro denominado “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”, que foi elaborado por mais de 50 pesquisadores de 16 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal e Venezuela).
Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Interciência (http://www.editorainterciencia.com.br/), fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj.
Seu lançamento ocorrerá no dia 29 de outubro, das 15:00 às 19:30 horas,  durante a realização do Congresso da Anpet que se realizará em Joinville – SC (http://www.xxvianpet.org.br/).
Licinio da Silva Portugal
Organizador do Livro
image
A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de informá-lo sobre o Livro denominado “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”, que foi elaborado por mais de 50 pesquisadores de 17 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal e Venezuela).

Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Interciência, fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj, podendo ser obtida no site da própria Interciência (http://www.editorainterciencia.com.br/index.asp?pg=prodDetalhado.asp&idprod=277) ou nos sites das principais lojas virtuais existentes no mercado.

POLOS GERADORES DE VIAGENS

ORIENTADOS À QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL: Modelos e Taxas de Geração de Viagens

Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens

Editora Interciência

ISBN: 978-85-7193-305-7

Síntese do Livro:

Este livro pretende contribuir para que os Estudos de Impactos e o Licenciamento de Polos Geradores de Viagens (PGVs) cumpram com as suas missões de promover resultados mais respaldados tecnicamente e sintonizados com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Apesar da natureza universal da Obra, ela se direciona para as cidades do Brasil e demais países da América Latina, cujas características foram as principais inspiradoras do desenvolvimento do trabalho, com ênfase nos impactos viários e de transportes.

Ao longo dos 20 capítulos deste livro, se dispõe de uma base de conhecimento – devidamente respaldada por ampla e atualizada revisão bibliográfica e de práticas existentes – bastante útil para pesquisadores, técnicos e profissionais que atuam nos setores de transporte, de planejamento urbano e, especificamente, na elaboração e análise de estudos de PGVs, destacando a etapa de modelagem da demanda de viagens.

Assim, a intenção inicial é a de se contextualizar essa temática, fornecendo informações fundamentais para se conceber não só a Sistemática de Licenciamento e os Estudos de Impactos, mas também o papel dos PGVs e da geração de viagens nesse processo.

A seguir, são documentados e caracterizados diretrizes, conceitos, parâmetros e dezenas de modelos e taxas de geração de viagens de automóveis para nove dos principais tipos de PGVs, como para os deslocamentos a pé, por bicicletas e de carga. Por outro lado, as análises comparativas entre os modelos considerados na publicação proporcionam critérios e fundamentos que podem auxiliar o leitor a tomar decisões quanto àqueles mais adequados a serem usados ou sobre o procedimento a ser tomado, caso nenhum dos existentes atenda às necessidades locais. Pode-se ressaltar a preocupação em, sempre que possível, incluir exemplos e aplicações desses modelos e taxas de geração de viagens, o que seguramente facilita a compreensão e a utilização dos mesmos em casos reais e práticos.

Cabe, ainda, explicitar a iniciativa pioneira desta Obra, não só pela amplitude e diversidade dos temas tratados como pela originalidade das abordagens adotadas, comprometidas com a sua aplicabilidade sem perder o rigor e o respaldo científico. Por fim ressalta-se a reunião de um vasto e representativo conjunto de 16 renomadas Universidades de cinco países (Federal do Rio deJaneiro, Bahia, Brasília, Ceará, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Carlos, Instituto Militar de Engenharia, Universidade de São Paulo – Engenharia de São Carlos, Estadual da Bahia,Unigranrio, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad del Valle, Universidad Simón Bolivar, Universidade de Coimbra) e mais de 50 pesquisadores  que atuam nesse campo de conhecimento, expressando um esforço coletivo e de cooperação para  superar o desafio desse livro.

Estrutura do Livro e Autores:

Módulo I - CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITUAÇÃO DOS PGVs E SEUS IMPACTOS

1. Caracterização dos Polos Geradores de Viagens

Fabio dos Santos Gonçalves, Diana Scabelo da Costa Pereira da Silva Lemos, Erika Cristine Kneib, Licinio da Silva Portugal

2. Licenciamento de Polos Geradores de Viagens

Maria Leonor Alves Maia, Maria Cristina Fogliatti, Regina Fátima de Faria Cunha, Eloisa Basto Amorim de Moraes, Laura Sinay,Isolina Cruz

3. Estudos de Impactos

Regina Fátima de Faria Cunha, Licinio da Silva Portugal, Fabio dos Santos Gonçalves, Patrícia Ingrid de Souza Coelho

4. Geração de Viagens em PGVs

Eduardo Pessoa de Andrade, Licinio da Silva Portugal

Módulo II - MODELOS E TAXAS DE GERAÇÃO DE VIAGENS DE AUTOMÓVEIS

5. Shopping Centers