A Rede tem como propósito promover a integração entre grupos de pesquisa do setor de transportes dos países Ibero-americanos, tendo como foco a relação entre Transporte-Uso do Solo-Desenvolvimento Sustentável com foco nos Polos Geradores de Viagens e na promoção da mobilidade sustentável, considerando que:
a) A intenção é apoiar atividades de cooperação em Ciência e Tecnologia (C&T) que contribuam, de forma sustentada, para o desenvolvimento científico e tecnológico da região, mediante a geração e apropriação de conhecimento e a elevação da capacidade tecnológica dos países, em temas selecionados por sua relevância estratégica e que levem à melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
b) O setor de transportes apresenta enorme relevância por tipicamente representar uma parcela significativa da riqueza de um país e de seus orçamentos, tanto governamentais como familiares, além das suas potencialidades em interferir na qualidade ambiental e no desenvolvimento socioeconômico.
c) Os problemas de transportes verificados em nossas cidades são críticos, em termos de congestionamentos, acidentes de trânsito, poluição e degradação da qualidade de vida. Como ilustração desse quadro, pesquisas estimam que – apenas nas regiões metropolitanas brasileiras - são gastos anualmente cerca de 100 bilhões de reais derivados somente dos tempos perdidos nas viagens e dos acidentes de trânsito.
d) A natureza do fenômeno dos transportes, cujas experiências não são usualmente reproduzíveis, dificulta a transferência direta de tecnologia, processos e práticas bem sucedidas em outros contextos, exigindo ajustes às condições locais e, consequentemente, um maior esforço à compreensão do problema, que deve servir de referência na escolha da solução mais indicada.
e) O setor de transportes reúne distintas deficiências e necessidades comuns, particularmente nos países da América Latina, como a presença de grandes e complexas metrópoles, as desigualdades socioeconômicas e de oferta de serviços, a falta de planejamento integrado entre transportes e uso do solo,a falta de políticas públicas intersetoriais, restrições de um suporte institucional e legal, limitações dos quadros técnicos e dos bancos de dados, falta de uma infraestrutura de transportes e integrada, assim como a pouca ênfase às modalidades não motorizadas e as de transporte público de maior capacidade.
f) As especificidades dos transportes observadas nos países latino- americanos se distanciam das abordagens e tecnologias tradicionalmente adotadas nos países desenvolvidos – como nos Estados Unidos e Europa.
g) As Universidades de nosso continente, apesar do latente interesse, atuam sem a devida articulação entre elas, função das conhecidas restrições financeiras.
Além disto, pretende ainda contribuir para :