A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de convidá-lo a participar do lançamento do Livro denominado “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”, que foi elaborado por mais de 50 pesquisadores de 16 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal e Venezuela).
Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Interciência (http://www.editorainterciencia.com.br/), fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj.
Seu lançamento ocorrerá no dia 29 de outubro, das 15:00 às 19:30 horas,  durante a realização do Congresso da Anpet que se realizará em Joinville – SC (http://www.xxvianpet.org.br/).
Licinio da Silva Portugal
Organizador do Livro
image

 

A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de informá-lo(a)  que o Livro “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano” está sendo disponibilizado em nosso site.  Para acessar e baixar seus capítulos,  basta clicar aqui

 

Ressalta-se que esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7)  foi elaborada por 22 pesquisadores de 10 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, França, Reino Unido e Uruguai),  contando com o apoio do CNPq e a chancela da Anpet e da Rede PGV.

 

 

 

“Introdução à acessibilidade urbana um guia prático em R”

Este Livro publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA) foi elaborado em 2022 pelos pesquisadores Rafael H. M. Pereira e Daniel Herszenhut.  O livro começa com uma visão geral sobre o conceito e indicadores de acessibilidade, ensinando, a seguir, como analisar dados espaciais e de redes de transporte para se calcular estimativas de acessibilidade por diferentes modos de transporte e como visualizar esses resultados em mapas e gráficos. Também busca familiarizar o leitor com dados de redes de transporte público em formato GTFS e ensina como manipular e visualizar esse tipo de dado. Num dos seus principais capítulos, o livro ensina ainda como os dados e metodologias podem ser utilizados para avaliar o impacto de projetos de transporte sobre as condições de acesso a oportunidades da população. Por fim, o livro ensina como baixar, analisar e visualizar estimativas de acessibilidade já calculadas para cidades brasileiras e disponibilizadas pela equipe do Projeto Acesso a Oportunidades (AOP) do Ipea.  Para mais informações, basta clicar aqui.

 

"Ciudad y Ambiente: Procesos y transformaciones en contextos urbanos”

Este Livro foi elaborado  em 2021 sob a coordenação dos Professores Juan Roberto Calderón Maya, Carlos Alberto Pérez Ramírez, Mirosława Czerny da Universidad Autónoma del Estado de México. Esta obra está estruturada em três seções:  1) Abordagens teórico-conceituais para o planejamento urbano, 2) Contribuições metodológicas para a análise da relação cidade e ambiente e 3) Os resultados de pesquisas que descrevem "Transformações urbanas e desafios ambientais", destacando o impacto do crescimento e da dinâmica das cidades, não apenas nas condições de vida da população, mas também na disponibilidade de recursos naturais e nos serviços ecossistêmicos que eles fornecem. Para acessar, basta clicar aqui.
 
 
 

É uma iniciativa elogiável que envolve algumas importantes instituições da Espanha com o propósito de analisar e refletir sobre a contribuição do transporte público na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável. O OMM publica um relatório anual referente a mobilidade das metrópoles que participam deste projeto. Vale a pena consulta-los, basta clicar aqui.

 

 

Para conhecer os novos artigos publicados recentemente e disponibilizados em nosso site, acesse aqui

Agora, caso queira fazer um download dos artigos listados abaixo e publicados recentemente em renomados periódicos, favor clicar no título de interesse:

- Ambiente construído e a caminhada entre os idosos: uma revisão sistemática

- Análise da qualidade de serviço de sistemas de bicicletas compartilhadas: um olhar para a percepção dos usuários

- Does better accessibility help to reduce social exclusion? Evidence from the city of São Paulo, Brazil

- Evaluación espacial de zonas potenciales de centros de distribución de cafés especiales, caso del Departamento de Nariño-Colombia

- Improving equity using dynamic geographic accessibility data for urban health services planning

- Dynamic accessibility by car to tertiary care emergency services in Cali, Colombia, in 2020: cross-sectional equity analyses using travel time big data from a Google API

- Car-Free Day on a University Campus: Determinants of Participation and Potential Impacts on Sustainable Travel Behavior

- Elementos e fundamentos para a concepção de um sistema de mobilidade urbana orientado à inclusão social

The impact of transit monetary costs on transport inequality

Accesibilidad y equidad espacial al transporte público para pacientes con enfermedad neurodegenerativa en Santiago de Cali, Colombia

- Understanding transport related social exclusion through the lens of capabilities approach

Relações entre as estimativas do Índice ACC e do Walk Score® em cidades brasileiras: o caso de Niterói, RJ

- Evaluating the performance of highway concessions through public-private partnerships using a fuzzy multi-criteria decision-making procedure

- Balancing time: Using a new accessibility measure in Rio de Janeiro

- A Multitier Approach to Estimating the Energy Efficiency of Urban Passenger Mobility

- Assessment for the Social Sustainability and Equity under the Perspective of Accessibility to Jobs

- Resilience and Vulnerability of Public Transportation Fare Systems: The Case of the City of Rio De Janeiro, Brazil

- Artigos da Revista Transportes

 

 

Para acessar os artigos dos Anais da 35º ANPET, clique aqui

Para acessar os vídeos apresentados no RDT – XVII Rio de Transportes, clique aqui

 

 

Livro de Luis Willumsen (consultor independente e professor visitante na University College London), pode ser acessado aqui.

Outros Livros interessantes da Editora Routledge,  acessar aqui.

 

 

Patrocinadores

 

Colaboradores