33° ANPET em Balneário Camboriú - SC, de 10 a 14 de novembro de 2019

Para mais informações, acessar o link http://www.anpet.org.br/33anpet/index.php/pt/

Outros eventos podem ser consultados aqui

Contribuições do Grupo de Pesquisa da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM)

Professores e pesquisadores do Corpo Docente da “Planeación, Urbanismo y Medio Ambiente (CAPUMA), da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM)”, que estão fazendo parte da  nossa Rede, concluíram recentemente as duas seguintes publicações científicas sobre mobilidade e tiveram a gentileza de nos enviar os arquivos. Nesse sentido, gostaríamos de compartilhar este material com vocês, que pode ser consultado, bastando clicar nos respectivos títulos:

- Propuesta de un Plan de Movilidad Urbana para la Zona Metropolitana de Cancún (ZMC)México.

O  objetivo geral desta publicação é caracterizar o atual sistema de mobilidade urbana da Zona Metropolitana de Cancún (ZMC) – México, para identificar os principais problemas que restringem uma mobilidade urbana mais eficiente e eficaz.

- Especificación de un Modelo para el Estudio de la Percepción de Movilidad.

Este artigo visa especificar um modelo para o estudo de percepção de mobilidade, para aqueles que se deslocam da periferia às áreas centrais a partir de uma revisão da literatura, considerando três categorias de "mobilidade" , "percepção" e " especificação" , bem como o período que vai de 2007 a 2018.

Livro “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano”

A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de convidá-lo a participar do lançamento do Livro denominado “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”, que foi elaborado por mais de 50 pesquisadores de 16 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal e Venezuela).
Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Interciência (http://www.editorainterciencia.com.br/), fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj.
Seu lançamento ocorrerá no dia 29 de outubro, das 15:00 às 19:30 horas,  durante a realização do Congresso da Anpet que se realizará em Joinville – SC (http://www.xxvianpet.org.br/).
Licinio da Silva Portugal
Organizador do Livro
image
A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de informá-lo sobre o lançamento do Livro denominado “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano”, que foi elaborado por 22 pesquisadores de 10 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, França, Reino Unido e Uruguai): Adriana Scovino da Rocha, UFRJ; Ana Paula Borba Gonçalves Barros, UniCEUB; Ana Stéfany da Silva Gonzaga, UFG; Andréa Justino Ribeiro Mello, CEFET/RJ; Angela Maria Gabriella Rossi, UFRJ; César Augusto González Villada, UFRJ; Claudio Falavigna, Universidad Nacional de Córdoba; Diego Hernández, Universidad Católica del Uruguay; Elisabeth Poubel Grieco, UFRJ; Erika Cristine Kneib, UFG; Heloisa Maria Barbosa, UFMG; Juliana Muniz de Jesus Neves, Universidade de Paris; Licinio da Silva Portugal, UFRJ; Lorena de Freitas Pereira, UFRJ; Lucilene Moreira Pedro, UFRJ; Marcelino Aurélio Vieira da Silva, UFRJ; Marcos Ferreira, UFSCAR; Maria Teresa Araujo Cupolillo, UFRJ; Rosane Martins Alves, UFRJ; Suely Sanches, UFSCAR; Thiago Guimarães Rodrigues, Universidade de Leeds, Victor Hugo Gomes Albino, UFRJ.

Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Elsevier, contando com o apoio do CNPq e a chancela da Anpet e da Rede PGV.

Seminário sobre “Ferramentas de Análise de impactos ambientais do transporte”

Em 20 de setembro de 2018, este Seminário foi proferido no PET-COPPE/UFRJ   pelo Professor Marcelo Herz da Universidad Nacional de Córdoba (UNC).  Nesta ocasião apresentou uma síntese do Curso de 60 horas denominado “Impacto Ambiental del Transporte” e ministrado na “Maestria em Ciencias de la Ingenieria:  Transporte”.  Segue em anexo arquivo apresentado neste evento  que fornece conceitos e metodologias de muita utilidade não só nos Estudos de Impactos de PGV como em Planos de Mobilidade.

Universidades como PGVs: problemas e soluções

Em função do Interesse da comunidade Acadêmica em estudar as Universidades e seus padrões de viagens na busca por soluções que promovam uma mobilidade mais sustentável e que possa ser estendida a toda a cidade, abrimos uma pasta com publicações sobre este assunto, que encontra-se atualizada, inclusive com artigos apresentados no XXXI Anpet (clique aqui). Nos envie sua contribuição.

Outro Livro da Rede PGV:

“Polos Geradores de Viagens Orientados a Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de ViagensLeia mais sobre este  Livro clicando aqui.

Consulte a versão completa do Livro "Segurança Viária"

O livro “Segurança Viária” cujos autores - Antonio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz,  Archimedes Azevedo Raia Junior,  Barbara Stolte Bezerra,  Jorge Tiago Bastos e Karla Cristina Rodrigues Silva  - gentilmente decidiram liberar o conteúdo completo da obra representa uma importante contribuição do Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito (NEST) da USP, em São Carlos, para a redução da acidentalidade viária no país.  Para desfrutá-lo, consulte aqui.