Gostaríamos de compartilhar a nota publicada pelo IPEA sobre a situação da Covid-19 e o acesso da população aos serviços de saúde nas 20 maiores cidades do Brasil. Para acessar o estudo completo, clique AQUI.

Essa nota é um dos resultados do “Projeto Acesso a Oportunidades” que traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. Para mais informações, clique AQUI.

Esse Projeto é coordenado pelo pesquisador Rafael Pereira, cuja tese de doutorado também pode ser encontrada no site da Rede. Para consultá-la, clique AQUI.

Organizado por Karen Lucas (Manchester), Daniel Oviedo (UCL) e Rafael Pereira (Ipea). Os seminários ocorrem a cada 15 dias, de 21 de maio a 30 de julho de 2020.  Clique AQUI para consultar o Programa e AQUI para se inscrever gratuitamente.

Este Livro foi elaborado pela Rede PGV, contando com a participação de mais de 50 pesquisadores de 17 renomadas Universidades de cinco países,  e  fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj. Para mais informações, clicar AQUI.

Este artigo foi publicado na Revista dos Transportes Públicos 152 (2º Quadrimestre 2019), visualize AQUI. Nós pretendemos aplicar este procedimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e analisar comparativamente as estratégias propostas com as apresentadas no Plano de Transporte existente, que segue a abordagem tradicional.

Caso tenha alguma sugestão para aprimorar este procedimento ou o utilizará em sua cidade, excelente e nos deixe informados. A intenção é sistematizar estas experiências e divulgá-las, incentivando uma interação entre os grupos de pesquisa e profissionais que atuam no setor.

clique AQUI para visualizar o artigo.

Já estão disponíveis para consulta os trabalhos publicados nos Anais do Congresso da ANPET 2019. clique AQUI para visualizar a lista.

Professores e pesquisadores do Corpo Docente da “Planeación, Urbanismo y Medio Ambiente (CAPUMA), da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM)”, que estão fazendo parte da  nossa Rede, concluíram recentemente as duas seguintes publicações científicas sobre mobilidade e tiveram a gentileza de nos enviar os arquivos. Nesse sentido, gostaríamos de compartilhar este material com vocês, que pode ser consultado, bastando clicar nos respectivos títulos:

- Propuesta de un Plan de Movilidad Urbana para la Zona Metropolitana de Cancún (ZMC),México.

O  objetivo geral desta publicação é caracterizar o atual sistema de mobilidade urbana da Zona Metropolitana de Cancún (ZMC) – México, para identificar os principais problemas que restringem uma mobilidade urbana mais eficiente e eficaz.

- Especificación de un Modelo para el Estudio de la Percepción de Movilidad.

Este artigo visa especificar um modelo para o estudo de percepção de mobilidade, para aqueles que se deslocam da periferia às áreas centrais a partir de uma revisão da literatura, considerando três categorias de "mobilidade", "percepção" e "especificação", bem como o período que vai de 2007 a 2018.