This module shows a list of the calendar months containing archived articles. After you have changed the status of an article to archived, this list will be automatically generated. Help

This module displays other Articles that are related to the one currently being viewed. These relations are established by the Meta Keywords.  All the keywords of the current Article are searched against all the keywords of all other published articles. Help

This module allows you to display the articles in a specific category. Help

  • Produção da Rede (scroll)
  • Processo de Licenciamento de Pólos Geradores de Viagens (PGVs) e sua Sistemática de Aprovação
  • Universidades Parceiras
  • Estatisticas
  • Acesse os dois cursos a seguir disponibilizados pelo MIT (caso tenha outras opções, nos informe para divulgarmos):
  • Artigos recentemente publicados em periódicos
  • Para ter informações sobre os artigos publicados nos Congressos: 37º ANPET 2023; 20º Rio de Transportes 2023 e Arena ANTP 2023, clique nos respectivos nomes dos eventos.
  • Workshop “Aeroportos – Meio Ambiente e Relacionamento Urbano” oferecido gratuitamente pelo Instituto IDEA Aeroespacial
  • Observatório de la Movilidad Metropolitana
  • O PLURIS 2024, 10º Congresso Luso Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável
  • Conceitos Básicos
  • Apoio e Patrocínio
  • Quem Somos
  • Cadernos de Pesquisa
  • Equipe
  • Estudos de Impactos de PGVs
  • Produção da Rede
  • Cadernos de Pesquisa
  • Informações de Interesse
  • Reunião ANPET 2014
  • Boletins Técnicos da CET-Rio
  • Estudos de Impactos de PGVs (2)
  • O que é um PGV
  • Reunião ANPET 2013
  • Rede PGV - Polos Geradores de Viagens
  • Linhas de Pesquisa
  • Reunião ANPET 2011
  • Equipe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Produção da Rede - Introdução
  • Reunião ANPET 2012
  • Seminário sobre “Ferramentas de Análise de impactos ambientais do transporte”
  • Equipe - Instituto Militar de Engenharia (2)
  • Cadernos de Pesquisa - Introdução
  • Reunião ANPET 2010
  • Equipe - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
  • Modelos de Geração de Viagens para Belo Horizonte
  • Article Categories Module
  • Glossário
  • Reunião PANAM 2010
  • Livros e Capítulos
  • Equipe - Universidade de Brasília
  • Consulte a versão completa do Livro "Segurança Viária"
  • Objetivos
  • Reunião ANPET 2009
  • Bibliografia
  • Equipe - Universidade de São Paulo - Eng. São Carlos
  • Reunião CLATPU 2009
  • Planejamento estratégico da mobilidade urbana sustentável: um procedimento simples baseado em três etapas
  • 5a. Reunião (16/09/2008)
  • Equipe - Universidade Federal do Amazonas
  • 4a. Reunião (21/11/2007)
  • Equipe - Universidade Federal da Bahia
  • 3a. Reunião (22/09/2006)
  • Equipe - Universidade Federal do Ceará
  • 2a Reunião (08.11.2005)
  • Equipe - Universidade Federal de Goiás
  • 1a Reunião (25 a 28 de abril de 2005)
  • Equipe - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Equipe - Universidade Federal de Minas Gerais
  • “Projeto de Acesso a Oportunidades” do IPEA e o Covid-19
  • Equipe - Universidade Federal de Pernambuco
  • Equipe - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Curso Simulador Urbano e Regional TRANUS
  • Equipe - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Equipe - Universidade Federal de São Carlos
  • SEGUNDA JORNADA INTERNACIONAL DE LAS INGENIERÍAS - JIMEI 2015
  • II Convención de Ingenierías en Cuba
  • 16th Panamerican Congress of Traffic, Transport and Logistics (PANAM 2010)
  • Equipe - Universidade Federal de Uberlândia
  • Rede PGV é Credenciada pelo CNPQ/FAPERJ
  • Equipe - Universidad de Buenos Aires
  • 12th World Conference on Transport Research
  • Equipe - Universidad Nacional de Córdoba - Argentina
  • PLURIS 2010, 4º Congresso para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável
  • Equipe - Universidad del Valle - Colombia
  • Pesquisador disponibiliza, no Sinal de Trânsito (www.sinaldetransito.com.br), o programa PRÁXIS
  • Equipe - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
  • Baixe o Livro “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano”
  • Outros Livros que você pode baixar
  • Equipe - Universidad Politécnica de Cataluña - Espanha
  • Equipe - Universidad Politécnica de Madrid - Espanha
  • Livro "Estudo de Pólos Geradores de Tráfego e de seus Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes"
  • Procedimento para a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
  • Equipe - Universidad Complutense de Madrid - Espanha
  • Equipe - Universidad de Granada - Espanha
  • Consulte e contribua com o Banco de Imagens da RedePGV
  • Equipe - Universidad Autónoma del Estado de México
  • Aplicação dos métodos de oferta no planejamento da mobilidade urbana e do transporte público de alta capacidade
  • Equipe - Universidad Nacional de Ingenieria - Peru
  • Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens
  • Equipe - Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Peru
  • Universidades como PGVs: problemas e soluções
  • Equipe - Universidade de Coimbra - Portugal
  • Equipe - Universidade de Lisboa - Portugal
  • Equipe - Universidade do Minho - Portugal
  • Equipe - Universidade de Algarve - Portugal
  • Equipe - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Portugal
  • Equipe - Universidad de la Republica - Uruguay
  • Equipe - Universidad Simon Bolivar - Venezuela

As possibilidades de atuação em transportes, da sua relação com o uso do solo-desenvolvimento e particularmente no Estudo de Polos Geradores de Viagens são enormes. A fim de se estabelecer um quadro de referência, que possa contribuir para a organização e desenvolvimento dos trabalhos, inclusive facilitando a identificação de temas de interação, foram estabelecidos dois conjuntos de ação. O primeiro refere-se às categorias de PGV e o segundo as atividades a serem pesquisadas.

Quanto as categorias de PGV, considerando a classificação utilizada pelo ITE – Institute of Transportation Engineers e a partir da discussão entre os membros da Rede, chegou-se a seguinte lista:

a) Terminal – Porto, Aeroporto, Carga, Estação Metro-ferroviária, Rodoviária, Edifício garagem, Centros Logísticos

b) Industrial – Leve, Pesada, Manufaturada

c) Residencial – Unifamiliar, Apartamento, Conjunto, Condomínio

d) Alojamento – Hotel, Motel, Apart-Hotel

e) Recreacional – Parques, Centros, Teatros, Cines, Academias, Estádios, Ginásios, Arenas, Praças de Touros

f) Institucional – Igrejas, Prédios da Administração Pública, Legislativo, Bibliotecas

g) Ensino – Maternais, Colégios, Universidades

h) Escritório – Torres

i) Saúde – Clínicas, Hospitais

j) Varejo – Restaurantes, Hipermercados, Centros Comerciais

k) Polos Múltiplos ou de Múltiplos Usos – Parques Tecnológicos

l) Eventos Temporários

m) Centros e sub-centros

n) Outros

 

Em relação às potenciais atividades de pesquisa, convergiu-se para a seguinte proposta na qual as 10 primeiras estão mais direcionadas ao foco principal que refere-se ao estabelecimento de taxas e modelos de geração de viagens, enquanto as demais têm um caráter mais geral:

1) Analisar criticamente as metodologias disponíveis para definir tais taxas, propondo os ajustes e aperfeiçoamentos necessários de acordo com as especificidades locais e a realidade de cada país.

2) Estabelecer as taxas de geração de viagens para um dado PGV.

3) Caracterizar os padrões de viagens para um dado PGV, inclusive parâmetros de interesse a repartição modal, a taxas de ocupação de automóveis, tempos de permanência, distância dos deslocamentos e propensão ao uso das modalidades não motorizadas.

4) Estudar as variáveis explicativas da geração de viagens para um dado PGV. Testar aquelas disponíveis na literatura e as apropriadas às condições locais, identificando as de maior capacidade de explicação.

5) Desenvolver modelos de geração de viagens para um dado PGV.

6) Investigar as dimensões temporais de projeto para um dado PGV, em termos de época, dias e horários, usados como referência para fins de dimensionamento das instalações internas (como áreas de estacionamento) e de previsões de impactos no desempenho viário (ou seja, os picos de demanda respectivamente no empreendimento e neste cm conjunto com o tráfego nas vias adjacentes). Determinar possíveis tendências e relações em função do tipo, porte e localização do PGV.

7) Pesquisar as dimensões espaciais, quanto as variáveis que influenciam o tamanho da área de influência e as elasticidades das distâncias e porte das zonas de tráfego na distribuição das viagens.

8) Estabelecer a porcentagem das classes de viagens – novas, desviadas e existentes – por tipo de PGV, para cada período de projeto (p. ex: dias úteis e finais de semana, picos do PGV e do tráfego). Analisar prováveis relações destas porcentagens com a natureza, o tamanho e a localização do PGV. Confrontar – aqui e nas demais atividades – os resultados encontrados com os observados na literatura consultada, além de análises comparativas entre os distintos países e regiões participantes da Rede.

9) Estudar as taxas de geração de viagens por caminhões, assim como os tempos e distribuições de carga e descarga, contribuindo para dimensionar a área e o número de vagas para os caminhões. Relacionar estas taxas com o tipo e a localização do PGV.

10) Pesquisar as variáveis e desenvolver modelos para o dimensionamento das necessidades das instalações de estacionamento.

11) Estudar as técnicas e os simuladores para analisar a capacidade e o desempenho da rede viária quando da implantação de um PGV, assim como políticas e instrumentos (como os relacionados aos sistemas inteligentes) de gerenciamento do tráfego.

12) Estudar os impactos ambientais e estabelecer procedimentos e diretrizes para o seu controle e previsão.

13) Definir e analisar os indicadores de desempenho a serem empregados nestes Estudos.

14) Estudar os fatores locacionais considerando não só a ótica do empreendedor, mas contemplando um projeto de desenvolvimento sustentável para o espaço socioeconômico e as diretrizes de um Plano Diretor.

15) Pesquisar as estratégias e políticas para a promoção do Gerenciamento de Mobilidade em PGVs.

16) Estudar os aspectos legais e institucionais que envolvem estes estudos e os processos de licenciamento de PGVs.

18) Outras.

A partir desse escopo constituído por essas duas dimensões (categoria de PGV e atividade de pesquisa), se pretende organizar e desenvolver os trabalhos dos membros da Rede, inclusive facilitando a identificação de oportunidades de interação e vazios para atuação. Em função da natureza interdisciplinar desta temática e das distintas formações dos grupos de pesquisa (engenharia, matemática, administração, geografia, urbanismo etc), torna-se fundamental a construção desta visão de conjunto que incentive e potencialize as interações entre as diferentes e complementares áreas de conhecimento. Nesse processo, várias ferramentas e abordagens serão empregadas, incluindo técnicas de simulação, teoria dos grafos, econometria, ciências políticas, lingüística e programação matemática.

A ferramenta, a ser adotada para proporcionar a articulação entre estes grupos de pesquisa sintonizados com o foco desta Proposta, será o Portal, já implementado em uma versão preliminar (http://redpgv.coppe.ufrj.br). Ele, ao representar um fórum permanente de discussão, de partilha e de socialização do conhecimento produzido pela Rede, colaborará também com outros agentes sociais, como para:

1) as Universidades desenvolverem e aprimorarem suas pesquisas;

2) as Prefeituras a melhor se prepararem e assumirem a sua atribuição de planejar e controlar a construção e ampliação de PGVs;

3) os técnicos e os Consultores a disporem de metodologias mais apropriadas, bem como na realização melhor sustentada dos Planos Diretores e dos Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais e de Vizinhança;

4) os Empreendedores a melhor realizarem sua missão nas escolhas dos locais e na realização de seus projetos de PGV, e ainda

5) a comunidade a exercer sua cidadania, defendendo seus direitos e exigindo, quando necessário, apropriados Estudos de Impactos de Vizinhança, para  preservar a qualidade de vida dos bairros em que moram.

Ressalta-se ainda que, apesar do esforço internacional de pesquisa, em função das diferenças socioeconômicas existentes entre os países, bem como das características peculiares de cada PGV, as especificidades resultantes justificam o desenvolvimento de pesquisas, métodos e modelos compatíveis com as condições locais e com a realidade dos países latino-americanos, como o Brasil.

Patrocinadores

 

Colaboradores