Planejamento estratégico da mobilidade urbana sustentável: um procedimento simples baseado em três etapas

Este artigo foi publicado na Revista dos Transportes Públicos 152 (2º Quadrimestre 2019), visualize AQUI. Nós pretendemos aplicar este procedimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e analisar comparativamente as estratégias propostas com as apresentadas no Plano de Transporte existente, que segue a abordagem tradicional.

Caso tenha alguma sugestão para aprimorar este procedimento ou o utilizará em sua cidade, excelente e nos deixe informados. A intenção é sistematizar estas experiências e divulgá-las, incentivando uma interação entre os grupos de pesquisa e profissionais que atuam no setor.

clique AQUI para visualizar o artigo.

Congresso da ANTP - 24, 25 e 26 de setembro de 2019

Para mais informações, acessar o link https://www.arenaantp.com/

Outros eventos podem ser consultados AQUI

Contribuições do Grupo de Pesquisa da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM)

Professores e pesquisadores do Corpo Docente da “Planeación, Urbanismo y Medio Ambiente (CAPUMA), da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM)”, que estão fazendo parte da  nossa Rede, concluíram recentemente as duas seguintes publicações científicas sobre mobilidade e tiveram a gentileza de nos enviar os arquivos. Nesse sentido, gostaríamos de compartilhar este material com vocês, que pode ser consultado, bastando clicar nos respectivos títulos:

- Propuesta de un Plan de Movilidad Urbana para la Zona Metropolitana de Cancún (ZMC),México.

O  objetivo geral desta publicação é caracterizar o atual sistema de mobilidade urbana da Zona Metropolitana de Cancún (ZMC) – México, para identificar os principais problemas que restringem uma mobilidade urbana mais eficiente e eficaz.

- Especificación de un Modelo para el Estudio de la Percepción de Movilidad.

Este artigo visa especificar um modelo para o estudo de percepção de mobilidade, para aqueles que se deslocam da periferia às áreas centrais a partir de uma revisão da literatura, considerando três categorias de "mobilidade", "percepção" e "especificação", bem como o período que vai de 2007 a 2018.

Livro “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano”

A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de convidá-lo a participar do lançamento do Livro denominado “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”, que foi elaborado por mais de 50 pesquisadores de 16 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal e Venezuela).
Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Interciência (http://www.editorainterciencia.com.br/), fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj.
Seu lançamento ocorrerá no dia 29 de outubro, das 15:00 às 19:30 horas,  durante a realização do Congresso da Anpet que se realizará em Joinville – SC (http://www.xxvianpet.org.br/).
Licinio da Silva Portugal
Organizador do Livro
image
A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de informá-lo sobre o lançamento do Livro denominado “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano”, que foi elaborado por 22 pesquisadores de 10 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, França, Reino Unido e Uruguai): Adriana Scovino da Rocha, UFRJ; Ana Paula Borba Gonçalves Barros, UniCEUB; Ana Stéfany da Silva Gonzaga, UFG; Andréa Justino Ribeiro Mello, CEFET/RJ; Angela Maria Gabriella Rossi, UFRJ; César Augusto González Villada, UFRJ; Claudio Falavigna, Universidad Nacional de Córdoba; Diego Hernández, Universidad Católica del Uruguay; Elisabeth Poubel Grieco, UFRJ; Erika Cristine Kneib, UFG; Heloisa Maria Barbosa, UFMG; Juliana Muniz de Jesus Neves, Universidade de Paris; Licinio da Silva Portugal, UFRJ; Lorena de Freitas Pereira, UFRJ; Lucilene Moreira Pedro, UFRJ; Marcelino Aurélio Vieira da Silva, UFRJ; Marcos Ferreira, UFSCAR; Maria Teresa Araujo Cupolillo, UFRJ; Rosane Martins Alves, UFRJ; Suely Sanches, UFSCAR; Thiago Guimarães Rodrigues, Universidade de Leeds, Victor Hugo Gomes Albino, UFRJ.

Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Elsevier, contando com o apoio do CNPq e a chancela da Anpet e da Rede PGV.

Seminário sobre “Ferramentas de Análise de impactos ambientais do transporte”

Em 20 de setembro de 2018, este Seminário foi proferido no PET-COPPE/UFRJ   pelo Professor Marcelo Herz da Universidad Nacional de Córdoba (UNC).  Nesta ocasião apresentou uma síntese do Curso de 60 horas denominado “Impacto Ambiental del Transporte” e ministrado na “Maestria em Ciencias de la Ingenieria:  Transporte”.  Segue em anexo arquivo apresentado neste evento  que fornece conceitos e metodologias de muita utilidade não só nos Estudos de Impactos de PGV como em Planos de Mobilidade.

Universidades como PGVs: problemas e soluções

Em função do Interesse da comunidade Acadêmica em estudar as Universidades e seus padrões de viagens na busca por soluções que promovam uma mobilidade mais sustentável e que possa ser estendida a toda a cidade, abrimos uma pasta com publicações sobre este assunto, que encontra-se atualizada, inclusive com artigos apresentados no XXXI Anpet (clique aqui). Nos envie sua contribuição.