Ministrado pelo Professor Tomás de la Barra da Universidade Central da Venezuela, e apoio de Maria Alejandra G. Castro Professora da Universidade Simon Bolivar, realizado na COPPE/UFRJ de 06 a 10 de dezembro de 2010. Foi promovido pela Rede Ibero-americana de Estudos em Polos Geradores de Viagens, com o patrocínio do CNPq-Faperj. Clique abaixo os arquivos disponibilizados neste evento e para mais informações sobre esta importante ferramente, consulte o site aqui.

Divulgação | Descrição Geral | Tutorial | Apresentação

Simulador Urbano TRANUS

Uma Ferramenta para a Integração Transporte e Uso do Solo A Rede Ibero-americana de Estudos em Polos Geradores de Viagens (http://redpgv.coppe.ufrj.br), com o patrocínio do CNPq-Faperj e apoio da COPPE/UFRJ e CBTU-Ministério das Cidades, gostaria de convidá-lo para participar do curso Simulador Urbano TRANUS - Uma Ferramenta para a Integração Transporte e Uso do Solo, que será ministrado por Tomás de La Barra, desenvolvedor do programa e professor da Universidade Central da Venezuela, e apoio de Maria Alejandra G. Castro – Professora da Universidade Simon Bolivar.

Simuladores Urbanos

Os simuladores de transportes já são conhecidos no meio técnico e científico. Eles são capazes de emular os efeitos do uso do solo sobre o sistema de transportes estimando um matriz de origem e destino, avaliar cenários da demanda sobre a oferta viária, entre outros recursos. Os simuladores urbanos dão um passo além. Eles, além de contemplar as ferramentas existentes nos simuladores convencionais, contêm modelos de localização e de mudança de atividades e residências, estimam as mudanças no mercado imobiliário e no preço do solo, levando em consideração, entre outras variáveis, a infra-estrutura de transportes.

TRANUS

O TRANUS é um dos simuladores urbanos mais importantes e utilizados no mundo. Ele faz estimativas no campo do transportes envolvendo inclusive a multi-modalidade e engloba todos os aspectos relacionados ao uso do solo. Entre as suas características, destacam-se:

- Modelo locacional de atividade e simulação do mercado imobiliário flexível e adaptável a uma grande variedade de situações;
- Representação detalhada do transporte público;
- Estimativas econômica, financeira e ambiental;
- Poderosa interface gráfica;
- Aplicável a qualquer escala, desde o detalhamento urbano até modelos regionais e nacionais;
- Aplicável a estimativas detalhadas de curto prazo e a estratégicas de longo prazo.

Trata-se, portanto, de um instrumento com grande potencial no planejamento e gestão das nossas cidades. Contudo, ainda não está devidamente difundido no cenário nacional.

Curso
O curso é destinado a membros da comunidade científica e de técnicos do poder público envolvidos nos campos de planejamento urbano e de transportes. Seu objetivo é passar para os alunos um instrumental básico desse programa. Ele ocorrerá entre os dias 06 e 10 de dezembro, de 8 às 12h, no auditório da Fundação COPPETEC, Centro de Tecnologia, Fundão (ver mapa abaixo). Interessados devem enviar até o dia 29 de novembro os seguintes dados para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.: nome, instituição, telefone e e-mail. Além disso, deve-se esboçar até o início as aulas uma proposta de estudo de caso envolvendo transporte e uso do solo que poderá ser utilizada durante o curso. Há limite de vagas.
Programa do Curso

Professores: Tomás de la Barra e María Alejandra Guilarte

2ª feira 6/12:

Introdução ao curso.

Introdução ao sistema TRANUS. Antecedentes. Base Teórica. Princípios da integração entre usos do solo e transporte. Arquitetura do sistema.

Resultados esperados com um exemplo de aplicação.
Fundamentos do modelo logit.

3ª feira 7/12

O modelo de usos de solo. Insumo-produto espacial. Funções de demanda elásticas e representação do mercado imobiliário.

O modelo de transporte. Geração Elástica. Alocação multimodal logit.

Princípios de avaliação econômica, financeira e ambiental.

4ª feira 8/12

Instalação do software. A interface gráfica geo-referenciada. Principais componentes da interface. Menús de dados. Importação de dados. Edição da rede. Vistas da rede viária e das rotas de transporte público.

Informação socioeconômica e de usos do solo.

Exemplo A: uma rede com rotas de transporte público.

5ª feira 9/12

Exemplo B: rede de transporte com modalidades privada e pública.

Exemplo C: transporte e usos de solo: montage e calibração para o ano base

Exercícios a realizar pelos participantes

6ª feira 10/12

Exemplo C: transporte e usos de solo: projeções e cenários

Exercícios a realizar pelos participantes.

Discussão final e encerramento do curso.

Como chegar

O auditório da Fundação COPPETEC fica na Ilha do Fundão – no Centro de Tecnologia - no CT2, à rua Moniz de Aragão s/n, atrás do Bloco I., como mostra o mapa abaixo. No caso de dúvida, contactar a Secretaria do Programa de Engenharia de Transportes (Bloco H, sala 106 do CT), telefones: 2562-8131 e 2562-8132.

Obs: no dia 10/12 a aula será no auditório da Geotecnia, cuja localização será posteriormente indicada aos alunos.