Este projeto coletivo tem, como espaço de pesquisa promotor de parcerias e da construção conjunta de conhecimento, a Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens (REDPGV) que foi criada a partir de uma proposta submetida ao CNPq (Edital 016/2004 – PROSUL) e aprovada para o período de janeiro de 2005 a dezembro de 2007, no âmbito da América do Sul. Ela envolveu originalmente 9 Universidades, quatro das quais do  Brasil (UFRJ, UFSC, UnB, IME). As ações implementadas foram significativas para intensificar as interações entre os diversos grupos de pesquisa, atraindo não só novos grupos da América Latina como também pesquisadores europeus, todos de reconhecida competência. Atualmente a Rede abrange 34 instituições de 9 países, envolvendo mais de 200 pesquisadores. Tal nível de adesão permitiu estender o contexto de atuação ao nível Ibero-americano. A relação da equipe participante e respectivas Universidades Parceiras – Instituições Colaboradoras encontra-se abaixo a seguir.