Equipe

Este projeto coletivo e a sua equipe de trabalho se inserem em dois grandes grupos de pesquisa.

O mais abrangente é o da Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens (REDPGV) que foi criada a partir de uma proposta submetida ao CNPq (Edital 016/2004 – PROSUL) e aprovada para o período de janeiro de 2005 a dezembro de 2007, no âmbito da América do Sul. Ela envolveu originalmente 9 Universidadesquatro das quais do  Brasil (UFRJ, UFSC, UnB, IME). As ações implementadas foram significativas para promover e intensificar as interações entre os diversos grupos de pesquisa, atraindo não só novos grupos sul-americanos como também pesquisadores europeus, todos de reconhecida competência. Atualmente a Rede abrange 30 instituições de 8 países, envolvendo mais de 200 pesquisadores. Tal nível de adesão permitiu estender o contexto de atuação ao nível Ibero-americano. A relação da equipe participante e respectivas Universidades Parceiras – Instituições Colaboradoras encontra-se abaixo.

O outro grupo refere-se ao Núcleo de Pesquisa em Polos Geradores de Viagens e de seus Impactos orientados à Qualidade de Vida e ao Desenvolvimento Integrado (NPGV), com pesquisadores de quatorze renomadas Universidades nacionais (UFRJ, IME, UnB, USP-Eng. São Carlos, UFAM, UFBa, UFC, UFG, UFPE, UFRS, UFSC, UFSCar, UFU), criado a partir de proposta submetida à FAPERJ/CNPq através de seu Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex) - ano de  2006 (lista complementar) e aprovada em agosto de 2008.