Esta Red cuenta con el auspicio del Ministerio de Ciencias y Tecnología, a través del CNPq – Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (Ordenanza 016/2004 – PROSUL). Su propósito consiste en promover la integración entre grupos de investigación que operan en el área de transportes de los países Iberoamericanos, cuyo foco principal son los Polos Generadores de Viajes. La Red, a través de sus investigadores, ha producido un conjunto de tesis, conforme archivos presentados en el módulo “Producciones de la Red”. Otros artículos, que también han sido desarrollados por miembros de la Red sobre temas de interés, se encuentran en el mismo módulo Producción de la Red. Nuestra Red PGV há sido credenciada por el CNPq/FAPERJ como núcleo de excelencia, según lo resultado complementar del Programa Pronex, direccionado a “grupos organizados de investigadores y técnicos de alto nivel, en permanente interacción, con capacidad y tradición reconocidas en sus áreas del funcionamiento técnico-científico, capaces de funcionar como fuente de generación y transformación del conocimiento científico para el uso en programas y proyectos de importancia al desarrollo del país”. Leer más...

É uma iniciativa elogiável que envolve algumas importantes instituições da Espanha com o propósito de analisar e refletir sobre a contribuição do transporte público na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável. O OMM publica um relatório anual referente a mobilidade das metrópoles que participam deste projeto. Vale a pena consulta-los, basta clicar aqui.

 

 

A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de convidá-lo a participar do lançamento do Livro denominado “Polos Geradores de Viagens orientados à Qualidade de Vida e Ambiental: Modelos e Taxas de Geração de Viagens”, que foi elaborado por mais de 50 pesquisadores de 16 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Portugal e Venezuela).
Esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7) foi publicada pela Editora Interciência (http://www.editorainterciencia.com.br/), fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj.
Seu lançamento ocorrerá no dia 29 de outubro, das 15:00 às 19:30 horas,  durante a realização do Congresso da Anpet que se realizará em Joinville – SC (http://www.xxvianpet.org.br/).
Licinio da Silva Portugal
Organizador do Livro
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A Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens tem o prazer de informá-lo(a)  que o Livro “Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano” está sendo disponibilizado em nosso site.  Para acessar e baixar seus capítulos,  basta clicar aqui

 

Ressalta-se que esta Obra (ISBN: 978-85-7193-305-7)  foi elaborada por 22 pesquisadores de 10 renomadas Universidades de cinco países (Brasil, Argentina, França, Reino Unido e Uruguai),  contando com o apoio do CNPq e a chancela da Anpet e da Rede PGV.

 

 

 

Para conhecer os novos artigos publicados recentemente e disponibilizados em nosso site, acesse aqui

Agora, caso queira fazer um download dos artigos listados abaixo e publicados recentemente em renomados periódicos, favor clicar no título de interesse:

- Balancing time: Using a new accessibility measure in Rio de Janeiro

- A Multitier Approach to Estimating the Energy Efficiency of Urban Passenger Mobility

 

 

Para acessar os artigos dos Anais da 34º ANPET, clique aqui

Para acessar os artigos dos Anais do RDT – XVII Rio de Transportes, clique aqui

Para acessar os vídeos das Palestras proferidas no RDT – XVII Rio de Transportes, clique aqui

 

 

Livro de Luis Willumsen (consultor independente e professor visitante na University College London), pode ser acessado aqui.

Outros Livros interessantes da Editora Routledge,  acessar aqui.

 

 

Gostaríamos de compartilhar a nota publicada pelo IPEA sobre a situação da Covid-19 e o acesso da população aos serviços de saúde nas 20 maiores cidades do Brasil. Para acessar o estudo completo, clique AQUI.

Essa nota é um dos resultados do “Projeto Acesso a Oportunidades” que traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. Para mais informações, clique AQUI.

Esse Projeto é coordenado pelo pesquisador Rafael Pereira, cuja tese de doutorado também pode ser encontrada no site da Rede. Para consultá-la, clique AQUI.

 

 

 

Este Livro foi elaborado pela Rede PGV, contando com a participação de mais de 50 pesquisadores de 17 renomadas Universidades de cinco países,  e  fruto de uma pesquisa patrocinada pelo CNPq e Faperj. Para mais informações, clicar AQUI.

 

 

 

Este artigo foi publicado na Revista dos Transportes Públicos 152 (2º Quadrimestre 2019), visualize AQUI. Nós pretendemos aplicar este procedimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e analisar comparativamente as estratégias propostas com as apresentadas no Plano de Transporte existente, que segue a abordagem tradicional.

Caso tenha alguma sugestão para aprimorar este procedimento ou o utilizará em sua cidade, excelente e nos deixe informados. A intenção é sistematizar estas experiências e divulgá-las, incentivando uma interação entre os grupos de pesquisa e profissionais que atuam no setor.

clique AQUI para visualizar o artigo.

 

Professores e pesquisadores do Corpo Docente da “Planeación, Urbanismo y Medio Ambiente (CAPUMA), da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM)”, que estão fazendo parte da  nossa Rede, concluíram recentemente as duas seguintes publicações científicas sobre mobilidade e tiveram a gentileza de nos enviar os arquivos. Nesse sentido, gostaríamos de compartilhar este material com vocês, que pode ser consultado, bastando clicar nos respectivos títulos:

- Propuesta de un Plan de Movilidad Urbana para la Zona Metropolitana de Cancún (ZMC),México.

O  objetivo geral desta publicação é caracterizar o atual sistema de mobilidade urbana da Zona Metropolitana de Cancún (ZMC) – México, para identificar os principais problemas que restringem uma mobilidade urbana mais eficiente e eficaz.

 - Especificación de un Modelo para el Estudio de la Percepción de Movilidad.

Este artigo visa especificar um modelo para o estudo de percepção de mobilidade, para aqueles que se deslocam da periferia às áreas centrais a partir de uma revisão da literatura, considerando três categorias de "mobilidade", "percepção" e "especificação", bem como o período que vai de 2007 a 2018.

 

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