“Introdução à acessibilidade urbana um guia prático em R”

Este Livro publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA) foi elaborado em 2022 pelos pesquisadores Rafael H. M. Pereira e Daniel Herszenhut.  O livro começa com uma visão geral sobre o conceito e indicadores de acessibilidade, ensinando, a seguir, como analisar dados espaciais e de redes de transporte para se calcular estimativas de acessibilidade por diferentes modos de transporte e como visualizar esses resultados em mapas e gráficos. Também busca familiarizar o leitor com dados de redes de transporte público em formato GTFS e ensina como manipular e visualizar esse tipo de dado. Num dos seus principais capítulos, o livro ensina ainda como os dados e metodologias podem ser utilizados para avaliar o impacto de projetos de transporte sobre as condições de acesso a oportunidades da população. Por fim, o livro ensina como baixar, analisar e visualizar estimativas de acessibilidade já calculadas para cidades brasileiras e disponibilizadas pela equipe do Projeto Acesso a Oportunidades (AOP) do Ipea.  Para mais informações, basta clicar aqui.

"Ciudad y Ambiente: Procesos y transformaciones en contextos urbanos”

Este Livro foi elaborado  em 2021 sob a coordenação dos Professores Juan Roberto Calderón Maya, Carlos Alberto Pérez Ramírez, Mirosława Czerny da Universidad Autónoma del Estado de México. Esta obra está estruturada em três seções:  1) Abordagens teórico-conceituais para o planejamento urbano, 2) Contribuições metodológicas para a análise da relação cidade e ambiente e 3) Os resultados de pesquisas que descrevem "Transformações urbanas e desafios ambientais", destacando o impacto do crescimento e da dinâmica das cidades, não apenas nas condições de vida da população, mas também na disponibilidade de recursos naturais e nos serviços ecossistêmicos que eles fornecem. Para acessar, basta clicar aqui.

"Estudo de Polos Geradores de Tráfego e de seus impactos nos sistemas viários e de Transportes”

Este Livro, de autoria dos Professores Licínio da Silva Portuigal e Lenise Grando Goldner, foi publicado pela editora Blucher em 2003 e está esgotado já faz bom tempo. Entretanto continua sendo muito procurado. Neste sentido, estamos disponibilizando os capítulos deste livro. Para visualizar clique aqui.